MESTRE DUENDE
Com mais de 25 anos na capoeira, o paranaense Robson Pinheiro, mais conhecido com professor Duende, foi anunciado, em 2016, no Rio de Janeiro, para receber a corda preta, que simboliza o grau máximo dentro do Grupo Capoeira Brasil, assim como o título de formado ou mestre.
Duende é praticante da capoeira desde 1990 e, de lá pra cá, construiu uma sólida carreira, atuando hoje como coordenador do Grupo Capoeira Brasil no Paraná. No total, Duende coordena mais de 500 alunos em núcleos atuantes do Grupo em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Jaguariaíva e Arapoti.
Mais que isso, Duende também é coordenador de capoeira na Secretaria de Esportes de São José dos Pinhais, município onde a capoeira é o segundo esporte mais praticado – atrás somente de futebol de salão – e responsável pela Associação Deixa o Menino Jogar, que incentiva a inclusão social pela prática esportiva. Robson Duende já representou a capoeira em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, França, Alemanha, Bélgica e Polônia.
Equipe educacional de capoeira
FORMANDOS (CONTRA MESTRES)
PROFESSORES
https://www.facebook.com/wilson.neves.391