Intercâmbio Cultural de Capoeira movimenta Ginásio do Afonso Pena.
top of page

Intercâmbio Cultural de Capoeira movimenta Ginásio do Afonso Pena.


Mestre Robson Duende fez as honras da casa e saudou os mais de 200 alunos presentes ao evento (Foto: Divulgação/PMSJP)

Com a presença de cerca de 240 alunos de capoeira, além dos familiares, foi realizado na noite da última quinta-feira (3), no Ginásio Max Rosemann (Afonso Pena), o Intercâmbio Cultural da Capoeira, que contou com a presença marcante do mestre Edson Torneiro, um dos grandes nomes que representa esta arte brasileira em Paris (França). Ele foi recepcionado pelo também mestre de Capoeira e coordenador do Projeto Capoeira Brasil em São José dos Pinhais, Robson Duende, e sua equipe de capoeiristas.

O evento contou ainda com a participação de alunos dos Núcleos de Esporte e Lazer Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Fátima e Santos Dumont, Centro de Esporte e Lazer Colônia Rio Grande e Ginásio Max Rosemann, além da apresentação de um grupo de capoeira do Jardim Ipê.

“É muito bom ver essa juventude toda envolvida com uma arte sadia e cultural, que é a nossa capoeira. Por isso, quero parabenizar o poder público de São José dos Pinhais que não mede esforços em investir numa atividade que a cada dia ganha a simpatia de gente de todas as idades”, disse o mestre Edson Torneiro.

Atualmente, mais de 600 alunos treinam capoeira assistidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Com isso, a modalidade foi uma das que mais cresceram no Município. “A capoeira é uma verdadeira arte-luta, implantada com o objetivo de valorizar a autoestima das crianças e adolescentes envolvidos com nosso projeto”, explica Robson Duende, coordenador do projeto.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Thiago Bührer, comemora o crescimento desta arte em São José dos Pinhais e afirma que os investimentos serão reforçados de acordo com a procura. “Temos hoje na Secretaria uma programação completa com várias atividades e modalidades esportivas e de lazer voltadas às crianças, jovens e idosos. Porém, a capoeira é uma das modalidades que vem crescendo de forma surpreendente, e isso nos motiva a trabalhar mais neste setor, resgatando adolescentes das ruas a trazendo-os para a prática desta atividade. E o que é melhor, totalmente gratuita”, diz Bührer.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page