Encontro Internacional de Capoeira homenageia os 70 anos do Mestre Gato
top of page

Encontro Internacional de Capoeira homenageia os 70 anos do Mestre Gato


Em 2017, o Encontro Internacional de Capoeira Deixa o Menino Jogar, realizado anualmente pelo Grupo Capoeira Brasil no Paraná com a organização do Formado Robson Duende, homenageou os 70 anos de vida e um dos fundadores do Grupo Senzala, Fernando Campelo Cavalcanti de Albuquerque, mais conhecido como Mestre Gato. O Grupo Senzala é um dos mais antigos e expressivos grupos de capoeira do Brasil e deu origem ao Grupo Capoeira Brasil.


Nascido no Recife, em 1947, filho de Gil e Maria Amélia, começou a capoeira aos 16 anos, em 1963, no Rio de Janeiro, para onde a família se mudou. Ao ver um amigo do mesmo prédio se defender de uma briga com golpes certeiros, despertou naquele menino a vontade de aprender a capoeira. Esse menino era Paulo Flores, irmão do Gilberto e Roberto Flores, alunos de Mestre Bimba, que iam do Rio de Janeiro a Bahia nas férias, apenas para treinar capoeira.


Fernando se juntou aos irmãos e treinavam no terraço do prédio. De lá não parou mais. Por sua habilidade e destreza, Fernando passou a ser chamado de Gato.


Em 1964, vem a primeira consagração. No evento Berimbau de Prata, pela Academia Santana, Gato e Paulo Flores conquistaram o 3° lugar na competição. Na busca por ainda mais conhecimento na capoeira, treinaram com Mestre Arthur Emídio e Mestre Acordeon. Foi quando um grupo se criou. Em 1967, na apresentação no Clube Germânico, surge a dúvida: Qual o nome do grupo? Senzala! Foi a sugestão de Paulo Flores.


A partir daí, o Grupo Senzala foi registrado e uma nova metodologia de capoeira foi incorporada, com influências da Capoeira Angola, Regional e da Capoeira de Sinhô, estilo característico do Rio de Janeiro, criado pelo Mestre Sinhozinho.


No mesmo ano de 1967, na Feira da Providência, acontece o evento Berimbau de Ouro, onde os participantes concorriam em duplas e jogavam cinco minutos de capoeira, sem parar. Gato e Preguiça, outro integrante do grupo, treinavam um jogo de dez minutos, para conseguir se superar. E a conquista foi certa! Ganharam o Berimbau de Ouro pela primeira vez.


No ano seguinte, eles repetem o mesmo feito, e o Grupo Senzala se torna referência. Mas em 1969, foram interrompidos. A organização afirma que professor não pode mais participar. A partir disso, Gato passa a ser reconhecido como professor, e treina os seus alunos para participarem do concurso. E eles o representam com grandeza, conquistando várias outras vezes o primeiro lugar.


Nessa época, conhece seu grande amor. Maria Beatriz, irmã de seu amigo, que se casam em 1970 e passa a ser sua grande parceira na vida e na capoeira. Desta união, três filhos foram gerados: Pedro, que também é mestre pelo Grupo Senzala e referência no Reino Unido; Paula, que é professora de capoeira, e Gabriel, que é músico.



Mestre Gato passa a ser assim conhecido depois de receber da Federação Brasileira de Capoeira a carteira de associado com o título. É a comunidade da capoeira reconhecendo sua trajetória e seu talento na capoeira. Mas, além de Mestre de Capoeira, Fernando ainda é Mestre em Engenharia, formado no Reino Unido, onde conquistou os ingleses com essa arte brasileira e fundou, na década de 1990, o Grupo Senzala na Inglaterra, realizando o seu primeiro batizado em terras estrangeiras.


De lá pra cá, são muitas experiências, bagagens e vivências. E embora Mestre Engenheiro, também é ovacionado como mestre mandingueiro. Mestre Gato, você é nossa referência, que eleva a Capoeira com grande competência!!!



Sobre a capoeira


A capoeira é uma representação afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e desenvolveu-se principalmente na Bahia, difundindo-se, posteriormente, por vários estados brasileiros. Até 1940, a capoeira era proibida e considerada crime. Desde novembro de 2014, a capoeira tornou-se reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.


Informações para a imprensa:

Aldy Coelho Comunicação – MTB – 51.805/SP

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page